FABRICCARADIO- Nós Fazemos sua Rádio web!: O QUE É BRANDING?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O QUE É BRANDING?



Trabalhando em um veículo de comunicação, constantemente você se depara com um novo ‘termo’ para designar algo relativo a ações de marketing.


A bola da vez é o termo Branding. Mas o que seria? Vou partir de um conceito escrito pela professora de pós-graduação em Marketing e sócia da consultoria Brandgame, Mônica Sabino

Uma marca ou brand é a percepção dos consumidores sobre um produto, serviço, experiência ou organização. Não o que os profissionais de marketing pensam que a marca é, mas o que ELES, os consumidores acham que ela é.

Fica claro que para entender a marca, é importante saber primordialmente o que ela é. 

Branding é quando essa idéia ou imagem é comercializada para que seja reconhecida por mais e mais pessoas que se identificam com um determinado serviço ou produto, mesmo quando vários concorrentes oferecem o mesmo.

Explanado o conceito situamos a  fabriccaradio que através da música busca que os consumidores  identifiquem-se com determinada empresa, criando um som ambiente que induza à distração e encoraje indivíduos a pensar além, o que aumenta a criatividade e possibilidade de consumo. 
Guto Guerra diretor de criação da GOMUS,  em um de seus artigos fala desse experiencial do cliente com a marca:

A música gera esse mesmo efeito, influenciando e sincronizando as ações das pessoas expostas às ondas sonoras. Assim sendo, a música certa pode fazer com que uma pessoa gaste mais ou menos dinheiro em suas compras, que saia ou permaneça mais tempo em determinado ambiente.


Para finalizar (!?) destaco que o Branding pode construir uma expectativa sobre os serviços ou produtos da empresa, e pode incentivar a mesma a manter essa expectativa, ou excedê-las, trazendo melhores produtos e serviços para o mercado local.